Após meses de procura por um novo CEO, a Intel decidiu promover o seu CEO interino, Bob Swan, para assumir definitivamente o comando da empresa. A decisão foi confirmada pela companhia nesta sexta-feira, 1º, e coloca o então CFO à frente da fabricante de chips que fechou 2018 com uma receita de US$ 71 bilhões.

De acordo com o presidente do conselho da empresa, Andy Bryant, a Intel entrevistou diversos executivos para o posto, mas a postura e o desenvolvimento de Swan no cargo colaboraram para a sua escolha. Vale frisar que Swan acumulou o cargo de CEO e CFO no período como interino.

Agora, o CEO efetivado terá como missão: levar a fabricante para a próxima geração de chips para PC; continuar a migração da maior parcela de seus lucros do PC para data-centric; alavancar o faturamento na divisão de IoT e carros autônomos (Mobileye); e avançar em áreas como inteligência artificial e computer edge.

Com 58 anos de idade e benquisto em Wall Street, Bob Swan tem uma carreira longa como chefe de finanças em empresas como GE, TRW, ebay, General Atlantic e EDS, além da própria Intel desde 2016. Formado em negócios pela Siena College, o executivo tem MBA em administração de negócios na Binghamton University.

Vale lembrar, Swan assumiu o cargo às pressas sete meses atrás, após a repentina saída de Brian Krzanich do comando da empresa. Por sua vez, Krzanich deixou a Intel após cinco anos, devido à revelação de um caso extraconjugal que teve com uma funcionária da empresa durante vários anos.