Tim Cook, CEO da Apple

Os CEOs de Apple e Intel escreveram cartas defendendo mais igualdade racial nos Estados Unidos e apresentando ações para apoiar a igualdade de gêneros e etnias. Publicada pela CNBC nesta terça-feira, 2, Tim Cook enviou e-mail para funcionários da Apple condenando a morte de George Floyd, afro-americano desarmado morto em uma operação policial em Minneapolis, Minnesota.

Cook defendeu um “mundo mais justo e melhor” para todos os indivíduos. Além disso, o CEO da Apple reconheceu que há injustiça racial nos EUA, inclusive no sistema de Justiça, o que causa desequilíbrio econômico, educacional e a morte desproporcional de afro-americanos, latinos e indígenas.

O presidente da Apple acredita que o pedido de volta ao normal – após o relaxamento das medidas de distanciamento social na crise do novo coronavírus – mostra que é um privilégio daqueles que o pedem. Cook ressaltou que a morte de Floyd é “trágica e chocante”, e demonstra que devemos buscar melhorias antes de pensar em um futuro “normal”, de modo que construamos um amanhã com “ideais maiores e melhores em justiça e igualdade”.

Intel

Por sua vez, Bob Swan, CEO da Intel, foi igualmente enfático em carta enviada à imprensa e a seus funcionários. O executivo escreveu: “Vidas negras importam (#BlackLivesMatter, no original da campanha que tomou as redes sociais nesta terça-feira). Ponto final. Ainda que o racismo possa se apresentar de formas diferentes mundo afora, o fato é que qualquer tipo de discriminação racial não será tolerado aqui na Intel ou nas nossas comunidades”.

“Tenham empatia e compaixão uns pelos outros e procurem entender. Informem-se a partir de pontos de vista diversos. Recomendo que todos os gestores da Intel conversem abertamente com suas equipes sobre o que está acontecendo, pois não é novidade que o que ocorre fora do trabalho afeta nosso desempenho dentro da empresa”, completou Swan.

Doações

Tanto Apple como Intel apresentaram ações para apoiar as minorias raciais nos Estados Unidos.

A fabricante de chips doará US$ 1 milhão para organizações sem fins lucrativos e incentivou seus funcionários a doarem para associações de luta histórica pelos direitos civis e raciais no país, como Black Lives Matter Foundation, o Center for Policing Equity e o NAACP Legal Defense Fund. E a empresa dos iPhones está contribuindo com quantias para uma série de instituições de combate à injustiça racial, como Equal Justice Initiative, mas o valor não foi revelado. Além disso, a Apple dobrará as doações feitas por seus funcionários para essas instituições no mês de junho.