Após uma semana de trabalho em Brumadinho (MG), a Telebras chegou ao total de 22 antenas instaladas para a oferta de serviços de comunicações, com Wi-Fi de 20 Mbps cada, por meio de capacidade em banda Ka do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) na região. O serviço está disponível aos órgãos de Defesa Civil, que desenvolvem o trabalho de busca e resgate às vítimas onde ocorreu o rompimento de uma barreira da mineradora Vale na última sexta-feira, 25, e também à comunidade, de forma gratuita.

Do total, a estatal informa em seu balanço, que nove pontos se referem à conexão banda larga do programa Gesac em escolas municipais e estaduais da região. O levantamento da Telebras também aponta que, nos sete dias de comunicação na região, trafegaram pela rede mais de 300 Gbps de voz e dados.

As últimas estações ativadas foram no final da tarde desta quinta-feira, 31, para atender às famílias das vítimas na Estação do Conhecimento, no próprio município, e à Comunidade Parque das Cachoeiras, que fica nas proximidades de Brumadinho, para disponibilizar comunicação tanto à Defesa Civil e como à população local.

Nesses sete dias de buscas por vítimas do rompimento da barragem da Vale, nove profissionais, entre engenheiros e técnicos da Telebras vêm atuando na região, para viabilizar a conectividade do serviço de internet via satélite. O serviço é oferecido de forma gratuita ao Comando Central de Operações, às Polícias Federal e Militar de Minas Gerais, à Força Aérea, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, aos militares israelenses no apoio às operações de campo, ao serviço de cadastramento das famílias necessitadas e à comunidade na região.