A fim de auxiliar empresários que desejam abrir o próprio negócio, o Sebrae lançou há pouco mais de dois meses o aplicativo Ideias de negócio. Desde dezembro, o app gratuito já foi baixado por mais de 5,5 mil usuários, chegando a registrar 700 downloads em um dia. Considerando que a ferramenta, por enquanto, só está disponível para sistema iOS, esse número é mais significativo. A previsão é que os downloads aumentem ainda mais com o lançamento, ainda neste semestre, da versão para Android.

A gerente de capacitação empresarial do Sebrae, Mirela Malvestiti, explica que o app traz 438 opções de negócios divididas em 29 setores. “Esse aplicativo foi pensado sobretudo para pessoas que querem abrir um novo negócio. Ou pode ser usado também para aqueles empresários que desejam mudar de segmento. O objetivo é que as pessoas tenham o maior volume de informação possível, para que essas novas empresas tenham sucesso”, diz Mirela.

Em cada uma das opções há recomendações sobre localização, equipamentos necessários, valor de investimento, entre outras informações consideradas essenciais para quem quer apostar em um negócio novo e, muitas vezes, em um segmento desconhecido. Os empresários podem dar o feedback sobre as ideias com o uso de estrelas: o maior número de estrelas significa que a sugestão do Sebrae agradou.