A cidade do Rio de Janeiro comemora seu aniversário de 453 anos nesta quinta-feira, 1. E como parte da celebração, empresas de tecnologias estão revelando hábitos dos cariocas em seu cotidiano e mesmo viagens.

É o caso do Decolar.com (Android, iOS), a agência de viagens digital descobriu – através de dados internos dos seus compradores – que os moradores da Cidade Maravilhosa preferem passar o feriado em São Paulo. A capital paulista foi aquela com mais voos nacionais comprados pelo Decolar nos últimos três anos, sendo seu pico foi de 35% dos passageiros em 2017.

Neste ano, São Paulo figura com 18% das passagens aéreas compradas pelos cariocas. Em seguida aparecem Fortaleza, com 10%; João Pessoa, Salvador e Porto Alegre, com 7% cada; Recife e Brasília, com 6% cada; Natal, com 5% e; Curitiba e Campinas, com 4%. Entre os destinos interacionais para esta quinta, 1 de março, estão: Orlando (22%), Lisboa (9%), Nova Iorque (7%), Assunção (6%), Buenos Aires (5%), Boston (4%), Cidade do México (4%), Miami (4%), Londres (3%) e Porto (3%).

Delivery de tudo

Outra empresa que compartilhou dados de uso de seus usuários foi o GetNinjas (Android, iOS). A plataforma de serviços revelou que as categorias de moda e beleza, aulas, automóveis e assistência técnica são as mais procuradas pelos consumidores cariocas. Além disso, do outro lado do balcão, essas áreas são as que mais atendem em domicílio. Hoje, 92% dos prestadores de serviço de moda e beleza da plataforma fazem serviços de delivery, 87% dão aulas na residência das pessoas, 60% consertam carros e 29% fazem assistência técnica.

Promoções

Por sua vez, a TIM aproveitou o aniversário da capital fluminense para dar descontos na compra de smartphones para clientes de alguns planos do TIM Black (pós-pago). A ação promocional começou hoje e dura até o dia 7 de março. Nela, a operadora oferece redução de até R$ 1,9 mil em aparelhos como Samsung Galaxy S8, Samsung Galaxy S8+, Motorola Moto X4 e LG Q6 Plus.

Além da ação comercial, a TIM realiza uma campanha de marketing com os banhistas e pedestres das principais praias do Rio de Janeiro. Na Praia de Copacabana e na Central do Brasil, as pessoas poderão tirar fotos para serem impressas e emolduradas. E na loja da TIM em Ipanema, os transeuntes vão poder escolher músicas ligadas à Cidade Maravilhosa em uma jukebox com uma playlist do TIM Music by Deezer.