O aplicativo móvel do Decolar (Android) agora tem a opção de pagamento usando Google Pay. Trata-se da primeira empresa do setor de turismo a adotar esse meio de pagamento em seu app na América Latina, afirma o Decolar. O Google Pay permite que o consumidor compre passagens aéreas ou reserve hospedagem sem precisar informar dentro do aplicativo os dados do seu cartão de crédito, reduzindo, portanto, a quantidade de cliques no check-out.

Vale lembrar que o Decolar segue operando com outros meios de pagamento, como qualquer cartão de crédito ou débito, inclusive oferecendo a funcionalidade de compra com um clique, depois que os dados do cartão já tiverem sido cadastrados em uma primeira compra. O app também oferece pagamento por boleto e até boleto parcelado.

“Hoje, 38% das nossas vendas vêm do mobile. Estamos acima da média de outros players na América Latina e equivalentes a mercados maduros, como Europa e EUA”, afirma Leandro Malandrini, diretor de product managment e UX do Decolar.

O aplicativo do Decolar acumula 52 milhões de downloads. Segundo a empresa, 60% dos usuários brasileiros acessam o Decolar através de dispositivos móveis, seja via app ou pelo site responsivo.

“Pensamos em mobile first e em uma proposta de valor específica para o mobile. Na nossa região há muita gente sem laptop, sem computador, mas com celular”, justifica Malandrini.

Bots

O Decolar tem um bot no Messenger e usa o WhatsApp apenas para a entrega de notificações sobre reservas, em uma comunicação unidirecional. Mas planeja em breve levar seu bot para dentro do WhatsApp, permitindo conversa bidirecionais e uma experiência omnichannel.

A empresa também tem feito algumas experiências beta com assistentes de voz, como Google Assistant e Siri.