Carbon Mobile

A alemã Carbon Mobile lançou o seu primeiro smartphone com tecnologia verde nesta segunda-feira, 1º. Batizado de Carbon 1 MK II, o produto destaca-se pelo uso de fibra de carbono em toda sua estrutura e também na antena celular. Com conexão 4G, o dispositivo usa uma tecnologia proprietária da empresa, a HYRECM.

“Nós estamos liderando a adoção desses materiais (fibra de carbono). Não estamos deixando limitados para nós. Queremos realmente que todo mundo comece a usar e ficaríamos felizes em ver que todas as fabricantes usando o material – após o nosso lançamento. Acreditamos que o plástico e o metal não devem ser mais usados nas produções. Esses componentes que usamos devem ser o futuro”, diz o CEO e CTO da Carbon Mobile, Firas Khalifeh.

“Esperamos que cada companhia adote essa tecnologia nos próximos dez anos. Até 2030, nós veremos esses componentes em todos os lugares. Não importa o quão rápido ou quem lançará primeiro, nos vemos como a Tesla deste segmento. Lógico, há um modelo de licenciamento, e grandes companhias nos sondaram. Estamos em conversas com elas, mas não queríamos licenciar até lançar o nosso”, completa.

O smartphone era para ser lançado em 2020, mas a crise do novo coronavírus atrapalhou os planos da companhia.

Para o futuro, o CEO vê a Carbon Mobile caminhando para outros dispositivos pessoais – como relógios inteligentes e tablets – e principalmente na oferta de dobráveis. O executivo acredita que a tecnologia de fibra de carbono permite entregar handsets mais leves e finos que a média de mercado nos foldables. Como efeito de comparação, o Carbon 1 MK II é 25% mais fino que a média dos handsets Android e 33% mais leve, 6,3 mm contra 8,3 mm e 125 ante 182 gramas, respectivamente.

A expectativa de vendas é de “dezenas de milhares” em 2021, mas o primeiro milhão de unidades é esperado para 2022.

Um handset 5G também está no cronograma para a próxima geração do smartphone, revela Khalifeh.

Especificações

Com tela super Amoled de 6 polegadas, o Carbon 1 MK II tem chipset MediaTek P90 octacore de 2.2 GHz, 8 GB de RAM, 256 GB de espaço (expansível com microSD), entrada Dual SIM, Android 10, leitor de impressão digital lateral, Bluetooth 5.0, NFC, bateria de 3.000 mAh, câmera frontal de 16 MP e câmera traseira de 20 MP com abertura de f 2,2.

Assim como a Apple, a Carbon Mobile não envia plugue para carregar a bateria. Apenas um cabo USB tipo C.

Disponibilidade

Apenas na cor preta, o handset chega inicialmente ao mercado local da Europa Ocidental e exportação para o resto do mundo neste mês de março. No continente europeu, o Carbon 1 MK II custa 799 euros com vendas na Amazon, Media Market, Conrad, Otto, Digitech e Galaxus para Áustria, Alemanha e Suíça ou Fnac. Mobile.nl, Vanden Borre e Belsimple para Bélgica e Holanda.

Para o resto do mundo, inclusive o Brasil, o dispositivo sai por US$ 820.