Becks Perfect, fundadora do canal Nifty World

A introdução dos tokens não-fungíveis (NFTs) vai além do burburinho criado sobre GIFs estranhos e moedas com imagens de macaco, mas uma ferramenta útil e relevante para os negócios, como explicou a especialista no tema Becks Perfect, fundadora do canal Nifty World, durante o segundo dia da MWC Barcelona 2022 nesta terça-feira, 1.

“O NFT não é clicar e copiar um JPEG. É algo muito complexo. Na verdade, do ponto de vista de negócios, NFT é sobre ter real controle de propriedade no espaço digital.  E graças ao blockchain traz transparência real. E claro: as criptomoedas são o motor para permitir isso, seja para abrir uma carteira Metamask ou comprar Ethereum, que é a moeda cripto mais comum neste espaço”, afirma.

Perfect relata que o NFT é atualmente mais predominantemente usado por artistas: “Obviamente, tem gaming, música, mas é a arte que mantém o tema vivo”, completa a especialista, que tem passagens pelo mercado financeiro.

Para Ziad Brini, diretor de delivery na Consensys para EMEA, o NFT está inserido no movimento de descentralização financeira. Tem um papel importante pela segurança e eficiência, devido à sua tecnologia intrínseca. Mas lembra que seu papel no passado não era servir para transações voltadas às artes e games, mas uma ferramenta de supply chain.

“O nosso trabalho é identificar casos de uso (no NFT) e mostrar como um produto pode ir do ponto A ao B de maneira fácil e transparente. Um NFT ajuda a descentralizar as finanças, através de colaterização (garantia), como ao comprar uma arte ou pegar um empréstimo. Aluguel de NFT está vindo ao ecossistema especialmente no momento que estamos”, elucida o executivo.

Outro participante do painel, Lars Willemse, CEO e fundador da Showcasing, uma plataforma de intermediação de NFTs na Web3, explica que o NFT é “uma representação visual de uma propriedade intelectual de criadores e empreendedores”, algo que pode ajudar a custear uma frente de negócios: “Você pode premiar os seus early adopters com uma certa quantia de NFTs que pode lhe dar algo em retorno no formato de utilidade”.

Melhorias

Mesmo com o tema em voga, os painelistas reconhecem que a tecnologia está nos primeiros estágios. Para Willemse, há questões que precisam de melhorias, como interface de usuário e experiência do cliente, mas vê potencial no serviço em especial pelo uso de contrato inteligente e distribuição de royalties.

Por sua vez, Perfect afirma que “educação é chave” neste universo. Afirma ainda que é preciso mais clareza dos participantes desse ecossistema junto aos novos entrantes: “A pessoa comum não faz ideia do que estamos falando. O que achamos que é simples, é complicado para a pessoa comum. Como e por que usar uma carteira Metamask? Por que compra Ethereum? Por que não clicar em um link que fala de suporte Metamask? Por que não dar minha frase seed (que dá acesso ao ativo cripto em uma carteira)? Importante dizer que não estamos vivendo esse tema no mainstream há mais de um ano, ou seja, não tem muitos recursos sobre o tema”, conclui.