Presidente do FC Barcelona, Joan Laporta

O presidente do clube de futebol Barcelona, Joan Laporta, acredita que a próxima etapa para o clube crescer não será nos gramados, mas em ações mais próximas dos fãs e associados do clube: “A nossa próxima partida é na indústria de entretenimento, mais especificamente em OTTs e eSports”, disse o cartola durante sua presença na MWC Barcelona 2022, nesta segunda-feira, 22.

Para endereçar essas duas frentes, Laporta afirmou que usará o Barça Studios, centro de produções de conteúdo do clube para desenvolver o metaverso e tokens não-fungíveis (NFTs) do Barcelona, além de um novo centro em esportes digitais e games.

Sobre NFT, o presidente do clube disse: “O blockchain abre uma série de oportunidades para nós. Portanto, eu posso dizer que vamos lançar o nosso NFT em breve”.

“Estamos desenvolvendo o nosso metaverso e nossa web 3.0. Com isso, queremos construir e controlar a nossa própria criptomoeda. Para isso, precisamos do metaverso. E o blockchain abre um universo de oportunidades”, explicou.

Laporta diz que, em sua gestão, o clube precisa de receita e estar um passo adiante do futuro. Para isso, a inovação é prioridade no Barcelona, tanto que a agremiação busca em parcerias com o ecossistema digital – como startups e universidades – formas de desenvolver e gerar novas receitas para o clube.

“Nós seremos capazes de oferecer produtos para a nossa base de fãs no futuro. Isso gerará um sentimento emocional importante. Estamos criando um espaço democrático, inclusivo e com suporte como direito fundamental. Será um espaço de respeito para todos gêneros e etnias”, afirmou.