A Coreia do Sul terá uma rede móvel 4G e 5G dedicada para a cobertura de veículos elétricos de transporte aéreo (eVTOLs). A operadora SK Telecom está construindo sites com antenas levantadas para o céu no percurso das principais rotas desses veículos em Seul. Os primeiros testes estão sendo feitos ao longo do rio Han, que cruza a capital sul-coreana. 

A expectativa é de que um serviço de mobilidade aérea (UAM, na sigla em inglês) seja lançado em Seul em 2025 junto com essa rede aérea 4G/5G para atender as aeronaves, que voarão a uma baixa altitude (300 a 600 metros) e a uma velocidade de até 300 km/h.

A rede aérea será usada para serviços como comunicação por voz para os pilotos; operação aérea; controle remoto de aeronaves; e entretenimento a bordo. 

Vale destacar que os eVTOLs também contarão com comunicação satelital, especialmente com satélites de baixa órbita (LEO), e comunicação por VHF e UHF.

A SK Telecom está apresentando o conceito da rede aérea em seu stand no Mobile World Congress, evento que acontece nesta semana em Barcelona.

Análise

A construção de redes móveis dedicadas ao atendimento de aeronaves, chamadas de “redes aéreas”, representarão uma nova fonte de receita para fabricantes e operadoras em mercados onde esteja sendo implementado esse modal de transporte urbano. No Brasil, a cidade de São Paulo tem grande potencial, por já ser uma das cidades com maior quantidade de helipontos do mundo.