A Globo lançou Receitas Fast e o GE Fast, seus novos canais FAST (da sigla em inglês, free ad supported streaming television), que funcionam como canais lineares tradicionais de televisão dentro de plataformas de streaming. Eles estão disponíveis gratuitamente no Globoplay (Android, iOS) e no Samsung TV Plus, streaming das smart TVs da sul-coreana. São opções de entretenimento em gastronomia e esportes.

Os canais combinam o hábito de consumo de TV linear às vantagens do ambiente digital. A programação é contínua, durante 24 horas, como nos canais de televisão, mas a publicidade pode ser entregue de forma mais assertiva, utilizando dados de consumo das plataformas para exibir anúncios aos usuários de forma personalizada. O modelo é semelhante ao da Pluto TV, que se consolidou como plataforma de canais Fast.

Raphael Corrêa Netto, diretor de canais pagos de entretenimento, variedades, infantil e notícias da Globo, avaliou que esse é o início de uma estratégia da empresa de alinhar sua programação e distribuição de conteúdo aos hábitos de consumo dos brasileiros, que estão optando cada vez mais por streaming em vez de televisão. Já Renata Fernandes, diretora de produtos publicitários digitais da Globo, destacou que o consumo de conteúdo de forma linearizada em plataformas de streaming gera novos inventários e oportunidades para as marcas.

O Receitas Fast apresenta programas para iniciantes e experts na cozinha, com receitas simples às mais avançadas, incentivando hábitos saudáveis de alimentação, tanto com chefs brasileiros como de outros países. Entre os principais programas, estão “Que Marravilha! Aula de Cozinha”, “Diário do Olivier”, “Bela Cozinha”, “Cozinheiros em Ação” e “Tem Criança na Cozinha”.

Voltado para fãs de aventura e esportes, o GE Fast tem uma programação com documentários esportivos, uma variedade de competições e coberturas de eventos profissionais, de esportes como vôlei, basquete, ginástica, futsal, lutas, surfe e skate. Os destaques são os programas do Canal Off como “Gigantes do Surfe”, “Contos do Surfe”, “Pela Rua” e “Skate Sem Fronteiras”.

No Globoplay, os canais podem ser encontrados na aba “Agora”, que apresenta conteúdos ao vivo. Eles estão disponíveis para todos os usuários da plataforma, inclusive assinantes não-pagos. No Samsung TV Plus, eles estão disponíveis nos canais 2085/Receitas Fast e 2285/GE Fast.