A Huawei informou nesta sexta-feira, 1º, que sua receita financeira global de 2015 foi de 395 bilhões de yuans (US$ 60,8 bilhões na conversação da moeda do dia 31 de dezembro de 2015), um aumento de 37% em relação a 2014, quando obteve 288 bilhões de yuans.

O lucro operacional foi de 45,7 bilhões de yuans no último ano, com crescimento de 33,9%. Em 2014, a margem operacional chegou a 34,2 bilhões de yuans. Os investimentos com pesquisas também cresceram em 2015, passando para 59,6 bilhões de yuans (15% da receita da empresa), um acréscimo de 45,9% quando comparado com os 40,8 bilhões de yuans um ano antes.

O lucro líquido também teve um aumento de 33% na comparação entre 2014 e 2015, com 37 bilhões de yuans ante 27,8 bilhões de yuans um ano antes. O fluxo de caixa das atividades operacionais foi de 49,3 bilhões de yuans, crescimento de 18,1% em comparação a 2014, que teve 41,7 bilhões de yuans.

De acordo com o CEO em exercício, Guo Ping, o investimento em 4G e 4.5G por parte das operadoras e o aumento das vendas de seus smartphones ao redor do mundo colaboraram para o bom momento financeiro da Huawei no último ano. Ping enfatizou em sua mensagem que a empresa vendeu mais de 100 milhões de smartphones em 2015, anunciado durante o lançamento do handset Huawei Mate 8 no começo de 2016.

Crescimento por área

Quando separado por setores da empresa, a divisão de operadoras teve um crescimento de 21,4% e gerou 232,3 bilhões de yuans; em 2014 a soma foi de 191,3 bilhões de yuans. O destaque aqui fica por parte de operadoras do México, Argentina e Peru que investiram em redes de comunicação.

Já a divisão corporativa gerou 27,6 bilhões de yuans contra 19,2 bilhões de yuans um ano antes, um aumento de 43,8%. Mas a área da Huawei que cresceu 73% em 2015 e destacou-se no relatório financeiro foi a dispositivos móveis, que teve 129,1 bilhões de yuans de receita. Um ano antes, essa área atingiu 74,6 bilhões de yuans de receita.

Desenvolvimento regional

Na divisão comercial por regiões, a China ainda é o principal mercado da Huawei e fechou 2015 com 167,6 bilhões de yuans. O crescimento da companhia em seu país natal foi de 54,3% no ano. Em 2014, a companhia obteve 108,6 bilhões de yuans.

Destacam-se ainda em 2015 o avanço de 27,2% na Europa, passando de 100 bilhões de yuans em 2014 para 128,6 bilhões em receita em 2015; e nas Américas, gerando 38,9 bilhões de yuans em receita na região, mais de 26,4% em relação aos 30,8 bilhões de yuans do ano anterior.

O resto da região asiática correspondeu a 50,5 bilhões de yuans, um acréscimo de 19,1%; um ano antes, Huawei registrou 42,4 bilhões de yuans.