Dez entidades cobraram dos prefeitos brasileiros agilidade nas regras municipais de instalação de antenas de telefonia móvel, em especial pela necessidade de mais conexão no período da pandemia do coronavírus. A cobrança foi feita por meio de carta enviada pelas associações e federações nesta quarta-feira, 1º. São elas: Abeprest, Abinee, Abrintel, Brasscom, Febratel, Feninfra, Associação Neo, Telebrasil, Telcomp e SindiTelebrasil.

“A situação é especialmente sensível no contexto atual, principalmente agora no momento de crise vivido no País em decorrência da pandemia da covid-19 e que impacta de forma singular essa cidade”, diz trecho do documento.

As antenas permitem incrementar a cobertura de redes móveis e gerar investimento para as cidades. Essas instalações seguem as normas técnicas da Anatel. No entanto, a aprovação de implantação das antenas é aprovada por cada município.

O SindiTelebrasil estima que haja 4 mil pedidos de instalação de antenas aguardando autorização dos municípios. Algumas dessas requisições foram feitas há mais de um ano.