O governo de São Paulo usará recursos de big data da Vivo para monitorar o deslocamento populacional dentro das cidades paulistas, com o objetivo de identificar áreas com maior ou menor concentração de pessoas, informação importante na análise de risco de disseminação do novo coronavírus. Para tanto, foi firmado um acordo entre a operadora e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.

As informações serão coletadas a partir do sinal de celular captado pelas torres da Vivo, servindo para a elaboração de mapas de calor. Cabe destacar que os dados são tratados de forma agregada e anonimizada, sem a identificação dos indivíduos. Essa ferramenta de big data já era usada pela Vivo como um produto de inteligência de mercado para diversos segmentos da economia, como varejo e turismo, e agora será aplicado pelo governo paulista no combate ao novo coronavírus.

Os dados providos pela Vivo serão analisados pelo Comitê Executivo de Governo e pelo Centro de Contingência do Coronavírus do Governo de São Paulo.

Vale lembrar que a prefeitura do Rio de Janeiro firmou na semana passada parceria similar com a TIM, para usar a mesma tecnologia, com o mesmo propósito. E a prefeitura do Recife, por sua vez, usará uma solução da startup pernambucana In Loco para detectar se as pessoas saem de casa, a partir de dados coletados a partir de aplicativos móveis instalados nos smartphones dos cidadãos. Em ambos os casos, o tratamento dos dados é feito de maneira agregada e anonimizada.