Governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, em coletiva de imprensa sobre as medidas de combate à pandemia do novo coronavírus

O estado do Rio de Janeiro está desenvolvendo um aplicativo próprio que será associado aos resultados de testes de infecção do novo coronavírus. Uma das suas finalidades ainda em estudo seria monitorar o deslocamento de cidadãos que testaram positivo. Por sua vez, pacientes que por ventura já tiverem sido curados da infecção conseguirão emitir um certificado para livre circulação na cidade. Em entrevista coletiva nesta segunda-feira, 30, o secretário de saúde do estado do Rio de Janeiro, Edmar Santos, afirmou que o app deve ficar pronto na semana que vem.

Com informações obtidas pelo aplicativo, o governo fluminense terá condições de identificar onde estão concentrados a maior parte dos doentes, o que permitiria a avaliação de medidas específicas por bairro ou rua.

“Queremos fazer de forma inteligente. Queremos ter um grande banco de dados com novas referências, incluindo, se possível, a informação de saída do isolamento”, disse o secretário.

O governo do Rio de Janeiro encomendou 1,5 milhão de testes para Covid-19. Um primeiro lote de 400 mil chegará nesta quarta-feira, 1, e outros 400 mil, na sexta-feira, 3. Há também a promessa de entrega de testes pelo governo federal, mas ainda não se sabe quando e nem quantos virão para o Rio.

Por enquanto, o governador fluminense, Wilson Witzel, descarta a possibilidade de adotar o lockdown no Rio de Janeiro, por entender que as medidas de isolamento social tomadas até o momento estariam surtindo efeito. Mas alertou que os cidadãos ou estabelecimentos comerciais que não seguirem as recomendações serão responsabilizados no futuro, criminalmente, civilmente e administrativamente.

Recife

Outros estados e prefeituras também estão adotando tecnologias no celular para combater o coronavírus. A cidade do Recife, por exemplo, vai monitorar o deslocamento da sua população usando uma solução da startup In Loco para medir a adesão ao isolamento social, conforme noticiado na semana passada por Mobile Time.