Se existe uma mania na Internet que ultrapassa qualquer fronteira são os GIFs. Essas pequenas imagens animadas estão nos nossos computadores, tablets e smartphones. Embora existam há mais de 30 anos, agora eles começaram a ganhar exposição mundial pela facilidade de distribuição em algumas ferramentas.

É o caso do Giphy (Android e iOS). Criado há três anos por Alex Chung e Jake Cooke, a empresa com sede em Nova Iorque é um dos principais buscadores de imagens do mundo e conseguiu em sua terceira rodada de investimento no mês de fevereiro um aporte de US$ 55 milhões. Ela se destacou por criar milhares de parcerias – da série Game of Thrones até grandes marcas como Disney e Calvin Klein -, mas ficou mais conhecida por acordos que permitem inserir as imagens no Twitter e em conversas no Facebook Messenger. A start-up criou recentemente a captura de GIF com a câmera do smartphone e um teclado para pesquisa direta em dispositivos iOS.

O Giphy tem um sistema de busca que funciona até melhor no mobile que em PCs. Ele separa por busca em sua vasta biblioteca de imagens, exploração por temas do momento, reações – a grande maioria exageradas e bem humoradas -, ações, emoções, memes famosos, séries de TV, filmes, animais, artistas e bandas.

É fácil dizer que o mundo das imagens animadas é a nova coqueluche da web. Assim como eram – e ainda são – os vídeos de gatos no YouTube. Qualquer pessoa pode passar uma tarde procurando imagens divertidas para adicionar a uma postagem na rede social, enviar a um amigo ou simplesmente ter alguns instantes de diversão.

O único lado negativo é que a plataforma de busca ainda é baseada apenas em inglês. Termos em português são dificilmente reconhecidos.