25 musica

A Deezer desenvolveu um novo serviço de streaming de música cujo público-alvo são usuários pré-pagos. Batizado como Deezer GO, ele foi criado a partir de uma demanda da TIM, que é a primeira operadora no mundo a lançá-lo, nesta terça-feira, 1. O serviço está disponível gratuitamente como parte do pacote para os assinantes do plano TIM Pré Top, que representam mais de 80% dos 29,5 milhões de clientes pré-pagos da operadora.

“Não conheço nenhuma operadora no mundo que ofereça streaming de música de graça para pré-pagos. Pesquisei muito durante a estruturação do conceito da oferta”, comenta João Stricker, head de marketing consumer & SMB da TIM, em conversa com Mobile Time. “Não tenho dúvida de que o Deezer GO vai ajudar na fidelização do cliente pré-pago e também na atração de novos clientes para a TIM. Além disso, vai contribuir para as pessoas recarregarem mais, de maneira a manterem acesso ao serviço”, acrescenta.

O Deezer GO não é um app separado, mas uma modalidade dentro do app do Deezer (Android, iOS) que aparece disponível somente para clientes com números telefônicos do TIM Pré Top. Ao selecionar essa opção, o usuário é convidado a responder algumas perguntas sobre seu gosto musical. O app então cria 15 playlists com base nessas respostas. O consumidor pode navegar à vontade dentro dessas listas, avançando ou voltando músicas quantas vezes quiser. Além disso, o Deezer GO não tem publicidade e sua utilização não é descontada da franquia de dados do usuário da TIM. O ouvinte também pode buscar por músicas fora das playlists, mas, neste caso, terá que escutar no modo aleatório e estará limitado a pular até seis músicas por hora. O Deezer GO não permite download para ouvir offline, mas as empresas entendem que essa necessidade é suprida em grande medida pela navegação gratuita oferecida pela TIM.

“Um dos grandes desafios que tínhamos era fazer com que a música entrasse com mais relevância no pré-pago. Existe uma baixa penetração de apps de streaming de música em segmentos pré-pagos em todas as telcos da América Latina”, comenta Marcos Swarosky, diretor de operações da Deezer no Brasil e na América do Sul.

O Brasil é o segundo maior mercado da Deezer no mundo, atrás apenas da França, seu país natal. A Deezer agora negocia levar o Deezer GO para outras operadoras da região, mas ainda não tem previsão para novos lançamentos.