Sheryl Sandberg

Sheryl Sandberg, COO da Meta anuncia sua saída da empresa. Foto: reprodução

Sheryl Sandberg COO da Meta, anunciou nesta quinta-feira, 1, que está deixando a empresa.

A executiva ingressou no Facebook no início de 2008 como o número dois do CEO e cofundador da empresa, Mark Zuckerberg, e ajudou a transformar o Facebook em um gigante da publicidade e uma das empresas mais poderosas do setor de tecnologia, com um valor de mercado que superou US $ 1 trilhão.

Javier Olivan, diretor de crescimento da Meta, assumirá o cargo de COO entre outubro e dezembro deste ano (no outono do Hemisfério Norte). Sandberg, que informou Zuckerberg de sua decisão no fim de semana passado, continuará atuando no conselho de administração da Meta.

“Nos próximos meses, Mark e eu faremos a transição de meus subordinados diretos”, disse Sandberg em um longo post no Facebook discutindo sua história na companhia e o fim do ciclo. A Meta também está planejando uma reorganização interna para acompanhar a mudança, disse Zuckerberg.

“Olhando para o futuro, não pretendo substituir o papel de Sheryl em nossa estrutura existente. Não tenho certeza de que isso seria possível, já que ela é uma superestrela que definiu o papel de COO de maneira única”, escreve Zuckerberg em um post no seu perfil do Facebook.

“Mas mesmo que fosse possível, acho que a Meta chegou ao ponto em que faz sentido que nossos grupos de produtos e negócios sejam mais integrados, em vez de ter todas as funções de negócios e operações organizadas separadamente de nossos produtos”, diz o CEO.

Em entrevista à CNBC, Sandberg disse que sua decisão de pedir afastamento da empresa permitirá que ela se concentre em seu trabalho filantrópico.

Sandberg já atuou no Departamento do Tesouro durante o governo de Bill Clinton e trabalhou no Google, onde, em 2001, ajudou a expandir os negócios de publicidade.