O YouTube (Android, iOS) lançou um recurso de conexão entre TV e smartphone nesta quarta-feira, 1. De acordo com publicação no blog da empresa, Neal Mohan, diretor de produtos do YouTube, explicou que o objetivo é dar todo o poder do aplicativo aos usuários, enquanto acompanham as imagens na TV sem as barreiras e limites de sistemas operacionais de TV e controles remotos.

“Sabemos que alguns controles remotos podem ser difíceis de usar, e a maioria dos televisores não vêm com um navegador de internet. Além disso, há menos espaço para trabalhar, pois normalmente o vídeo ocupa toda a tela da TV”, escreveu. “A partir de hoje, vamos lançar um novo recurso que permite uma conexão simples entre a televisão e um celular iOS ou Android. Assim, os usuários podem mergulhar ainda mais em seus conteúdos preferidos do YouTube, enquanto assistem aos vídeos na tela grande”, completou.

Mohan compartilhou alguns números que corroboram com a necessidade de a plataforma estreitar a experiência e o relacionamento com o usuário de TV, como:

  • YouTube: Em janeiro de 2022, o público do app assistia em média mais de 700 milhões de horas por dia de conteúdo do YouTube na TV, mas 50% das ações de engajamento (curtidas e assinaturas de canais, por exemplo) ocorrem pelo telefone;
  • Nielsen: 88% dos usuários norte-americanos usam um dispositivo como segunda tela enquanto assistem TV, 71% veem conteúdo relacionado ao vídeo que estão assistindo e 41% trocam mensagens com amigos e família.

“Tendo todas essas ideias em mente, paramos de procurar um jeito de encaixar todos os recursos na tela grande. Em vez de fazer isso, mudamos de raciocínio e passamos a pensar em maneiras de integrar ainda mais o celular à experiência de assistir vídeos numa TV conectada”, concluiu o diretor.

Como funciona

Combinação entre YouTube TV e smartphone (reprodução: YouTube/blog)

Após entrar com a mesma conta do YouTube no celular e na TV, o usuário clica no botão ‘conectar’. Depois de clicar nesse botão, TV e handset estarão sincronizados, ou seja, o espectador pode interagir com o vídeo exibido na TV, usando o celular.

Na prática, o usuário assiste o vídeo do YouTube na TV e faz todo o resto no smartphone, como: comentar o vídeo, curtir, compartilhar, enviar uma mensagem paga (Super Chat) ou até assinar um canal.

“Graças a este avanço anunciado hoje, o celular se transforma em um aparelho com ainda mais utilidade e interatividade”, disse Mohan.

Próxima etapas

Tela de compra no smartphone de vídeo da TV (reprodução: YouTube/blog)

O diretor do YouTube escreveu que a relação de interatividade entre TV, handset e YouTube não para por aí. Há testes de design para o usuário navegar e comprar produtos via celular que, apareçam no vídeo exibido na TV.