A diretora de novos serviços da Algar, Zaima Milazzo. Foto: Linkedin

A diretora de novos serviços da Algar Telecom, Zaima Milazzo, em sua fala no Painel Telebrasil 2022, chamou a atenção para a importância dos investimentos nos games para a entrada no metaverso. Segundo ela, foi esta indústria que iniciou o processo e deve ser alvo de atenção.

“Estamos falando de US$ 800 bilhões gerados hoje pelo metaverso. E a primeira entrada neste ambiente são os games”, afirmou.

Milazzo lembrou que os games ainda estão muito caros no Brasil e inacessíveis para boa parte da população, uma vez que os impostos para estes produtos são altos. “Modelos baseados em cloud games, em assinatura, vão permitir que nossos jogadores possam pagar. Desta forma, as operadoras poderão dar acesso aos nossos clientes ao mundo do metaverso”, disse.

Francisco Giacomini, diretor de relações governamentais da Qualcomm, concorda que os jogos são uma porta de entrada para o metaverso e que é preciso pensar em como viabilizar dispositivos no País. “Precisa, antes de tudo, melhorar a conectividade”, apontou.

Presente na mesma mesa de debate, o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, lembrou o papel da agência neste caso e finalizou com uma brincadeira: “Precisamos acompanhar os casos de uso do metaverso para que as redes estejam prontas para suportar estas aplicações. E como gamer que eu sou (risos), acho injusto que você tenha que pagar para deixar seu personagem no nível máximo. Assim ninguém vai jogar”.