Gerdau

Usina de Ouro Branco/MG da Gerdau. Foto: divulgação

[Matéria atualizada em 5/7/22, às 16h07, para inserir frequência do 4G e intenção de início da implementação do 5G] A Gerdau e a Embratel – em parceria com a Claro – assinaram acordo para implementar uma rede privada 4G e 5G na planta industrial de Ouro Branco/MG, usina da produtora de aço.

A rede privada inclui a “instalação de diversas torres” no local para a cobertura de mais de 8.300.000 m2. E a Embratel pretende construir uma infraestrutura evolutiva, que permita a inserção de novas tecnologias de ponta de maneira simplificada.

O projeto está dividido em três fases, sendo a primeira etapa a instalação de uma rede privativa 4G com capacidade total de 256 Mbps. Com isso, a Gerdau espera ampliar as iniciativas da Indústria 4.0 já adotadas anteriormente.

Na segunda fase, a Embratel pretende somar ao 4G (na faixa 1.800 MHz) uma rede 5G na frequência 3,5 GHz – ambas licenciadas da Claro. Com as duas, a planta passará a ter uma capacidade total de 3,8 Gbps. A ideia é que a ultrabaixa latência forneça mais resiliência, disponibilidade e segurança para o local. E, neste momento, as aplicações críticas não terão infraestrutura compartilhada com a rede pública. Com o apoio da rede e do backbone de TI instalados, a Gerdau poderá ampliar seus investimentos em dispositivos e maquinários múltiplos mais evoluídos, como veículos autônomos e telecontrolados, além da tecnologia de gêmeos digitais, Internet das Coisas e inteligência artificial.

A terceira fase envolverá o adensamento da rede privativa 4G e 5G para fornecer ainda mais capacidade combinada, chegando a 4,8 Gbps, e ampliar a cobertura para toda a extensão operacional da planta.

Uma vez implementada a rede 5G, a ideia é que a Gerdau faça o gerenciamento e sensoriamento de ativos críticos, uso de carboxímetros conectados, caminhões autônomos, retroescavadeiras telecontroladas, além da monitoração inteligente por câmeras em drones para segurança preditiva, por exemplo.

Vale dizer que a rede 5G será iniciado tão logo a Gerdau tenha a liberação do espectro na região pela Anatel e do licenciamento ambiental.

O projeto inclui espectro licenciado, sem interferências. Cada máquina conectada receberá um SIMCard exclusivo para acessar a rede. Com isso, a autenticação do equipamento será automática, sem a necessidade do uso de senhas para conexão. Essa característica contribui para deixar a rede mais segura, especialmente em dispositivos críticos, que podem gerar riscos a colaboradores em caso de perda de controle.

MPN Forum

O Mobile Time organizará o evento MPN Forum, que discutirá as oportunidades e desafios do mercado nacional de redes privadas móveis. O evento contará com a apresentação de cases da Petrobras, Neoenergia, Hospital das Clínicas, Grupo São Martinho e WEG, além de um painel de debate com representantes da Anatel, Abinc, Deloitte, TIM e Telesys/Baicells.

O MPN Forum acontece no dia 12 de julho, no WTC, em São Paulo. A agenda completa e mais informações estão disponíveis em www.mpnforum.com.br.