Foram concluídos com sucesso os testes de levar conectividade para três escolas rurais do Rio Grande do Norte com tecnologia FWA 5G outdoor. A prova de conceito foi coordenada pelo Ministério das Comunicações e contou com a participação de CPQD, Qualcomm, Brisanet, Intelbras e Beenoculus Realidade Virtual.

Foram escolhidas escolas em áreas sem conectividade nas cidades de Venha Ver/RN, Coronel João Pessoa/RN e Encanto/RN. Foi experimentado levar conectividade FWA 5G com equipamentos instalados em torres da Brisanet com distâncias que variavam de 1,6 Km a 4,7 Km das escolas. Inicialmente foi utilizada a faixa de 2,3 GHz com 50 MHz depois a de 3,5 GHz a 3,8 GHz, com 100 MHz, o que melhorou a velocidade de download.

Dentro das escolas, CPEs FWA 5G captavam o sinal das torres e irradiavam redes locais em Wi-Fi para acesso por dispositivos dos estudantes.

Resultados

Na escola de Venha Ver, a velocidade média de download por aluno foi de 39,68 Mbps no turno noturno, que é o de maior movimento (19 pessoas). Em Coronel João Pessoa, foi registrada média de 16,2 Mbps por aluno no maior turno, com 46 alunos. E em Encanto, o maior turno, com 40 alunos, teve download médio de 19 Mbps por estudante. Os números se referem aos testes feitos na faixa de 3,5 GHz com 100 MHz.

Os resultados foram parecidos independentemente da distância em relação à torre da Brisanet e foram classificados como positivos, especialmente quando comparado com a meta de 1 Mbps estipulada para o programa Escolas Conectadas.

Vale lembrar que o MCom realizou anteriormente outro teste com FWA 5G em escolas, mas era com equipamentos indoor no Distrito Federal em áreas densamente povoadas. Lá, a velocidade de download chegou a um pico registrado de 945 Mbps.

A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!