A Meta começou nesta terça-feira, 1, a entrar em conformidade com a Lei de Notícias Online (Online News Act), no Canadá, aprovada pelo Senado na última quinta-feira, e na Câmara no fim de junho. Para isso, inicia o que será o fim do acesso a notícias em suas redes sociais Facebook e Instagram, informou a companhia em seu blog. A implementação da mudança para todos os usuários deve encerrar em “algumas semanas”. A legislação exige que as big techs, como Meta e Google, negociem acordos de compensação com os editores de notícias por postar ou vincular seu conteúdo.

Habitantes do país não poderão visualizar nem compartilhar links de notícias no Facebook e no Instagram, incluindo artigos de notícias e conteúdo audiovisual postados por agências de notícias.

De acordo com a empresa, editoras e broadcasters fora do Canadá poderão postar links e conteúdos de notícias. Porém, eles não alcançarão os moradores do Canadá, informa Meta.

Em seu blog, a Meta escreveu:

“Quase um ano atrás, compartilhamos nossas preocupações de que a Lei de Notícias Online nos forçaria a considerar se continuaríamos permitindo o compartilhamento de conteúdo de notícias em nossas plataformas. Temos sido transparentes e deixado claro para o governo canadense que a legislação deturpa o valor que os meios de comunicação recebem ao optar por usar nossas plataformas. A legislação se baseia na premissa incorreta de que a Meta se beneficia injustamente do conteúdo noticioso compartilhado em nossas plataformas, quando o verdadeiro é o inverso. Os veículos de notícias compartilham conteúdo voluntariamente no Facebook e no Instagram para expandir seu público e ajudar em seus resultados. Por outro lado, sabemos que as pessoas que usam nossas plataformas não nos procuram em busca de notícias”.

A Lei

O objetivo da Lei de Notícias Online é estimular acordos comerciais entre as companhias de modo a remunerar as empresas de notícias e criar sustentabilidade para esta indústria. O governo canadense acredita que as plataformas digitais se beneficiam do compartilhamento de conteúdo jornalístico tanto diretamente (publicidade próxima às notícias) quanto indiretamente (envolvimento do usuário, refinamento de dados, subsequente publicidade direcionada) e que a lei obriga que as big techs compensem as empresas de notícias canadenses de forma justa por seu conteúdo.