A Amazon (Android, iOS) revelou nesta sexta-feira, 1, que a sua operação investiu R$ 55 bilhões na última década no Brasil, o equivalente a R$ 15 milhões por dia desde 2015. Apenas em 2024, o conglomerado injetou R$ 13,6 bilhões localmente.
Por região, São Paulo é o estado com mais investimentos para a Amazon na última década, R$ 47 bilhões foram injetados em uma operação que conta atualmente com seis centros de distribuição e 75 estações de entregas operadas com tecnologia da empresa.
Ou seja, o estado de São Paulo responde sozinho por 86% dos investimentos da Amazon no Brasil.
Pernambuco aparece na sequência com R$ 2,1 bilhões do total investido desde 2015. Atualmente, a Amazon tem um centro de distribuição e sete estações de entregas operadas com tecnologia proprietária no estado. Rio de Janeiro é o terceiro estado com mais aportes da companhia, R$ 1,7 bilhão em dez anos. Sua capacidade atual conta com dois centros de distribuição e 28 estações de entregas operadas.
Completam o ranking:
- Minas Gerais com R$ 1,4 bilhão, dois centros de distribuição e 25 estações de entrega;
- Ceará com R$ 916 milhões, um centro de distribuição e nove estações de entrega;
- Rio Grande do Sul com R$ 888 milhões, um centro de distribuição e oito estações de entrega;
- Distrito Federal com R$ 460,7 milhões, um centro de distribuição, três estações de entrega;
- Paraná com R$ 90 milhões e oito estações de entrega;
- Bahia com R$ 90 milhões e oito estações de entrega;
- Goiás com R$ 81,7 milhões e quatro estações de entrega.
Dentro desses investimentos em dez anos, a big tech aportou capital em logística, serviços de nuvem e desenvolvimento de tecnologia local.
Empregos e operacional da Amazon Brasil
No relatório, a companhia revelou que gerou 36 mil empregos neste período, sendo 5 mil diretos e 30 mil indiretos. Apenas no primeiro semestre de 2025 contratou 1 mil profissionais para cargos corporativos e de tecnologia e que mais 550 postos abertos em posições similares.
Outros dados de destaque da operação da Amazon no Brasil são:
- 200 polos logísticos;
- 50 categorias em seu marketplace e varejo online;
- 100 mil sellers na base do marketplace;
- 150 milhões de produtos à disposição no e-commerce e marketplace;
- 800 mil pessoas treinadas em nuvem AWS no país, em cursos pagos e gratuitos.
Para seu streaming de vídeo, o Prime Video (Android, iOS), a companhia filmou 46 produções originais em dez estados brasileiros, sendo dez filmes, 18 séries de ficção e 18 série de não ficção. Desse total, 60% das produções nacionais do Prime Video foram lideradas por mulheres.
Imagem principal: Frente do centro de distribuição da Amazon em Cajamar, SP (divulgação)