A Acision, empresa conhecida pelo fornecimento de plataformas de SMS para operadoras do mundo inteiro, lançou um aplicativo de mensagens instantâneas. Batizado como fuseMe, o app reúne diversas funcionalidades presentes em outros comunicadores instantâneos, como compartilhamento de tela com um grupo de pessoas e arrastar conteúdo da web para dentro da tela de bate-papo. Além de troca de mensagens e arquivos, o fuseMe permite vídeochamadas, ligações de voz sobre IP e envio de áudios gravados. O app é integrado à lista de contatos e informa quem tem a solução instalada e quem está on-line. Uma vantagem sobre concorrentes é o fato de enviar por SMS e MMS qualquer mensagem mesmo para quem não tem o aplicativo instalado.

Embora possa ser baixado e usado de graça por pessoas físicas na Google Play e na App Store, é com o mercado corporativo que a Acision pretende lucrar com o fuseMe. A empresa oferece a customização da solução para empresas, inclusive retirando a marca fuseMe e incluindo a do cliente.

Análise

Em alguns mercados mais maduros, como a Espanha, o volume de SMS tem diminuído nos últimos anos, em razão da popularização dos smartphones. No mercado brasileiro, o balanço das teles no segundo trimestre indicou que o viés de queda também está começando. A criação do fuseMe pode ser interpretada como uma estratégica diversificação do portfólio da Acision, diante do atual cenário.