Um estudo realizado pela Acision na América Latina concluiu que o SMS coexiste com os serviços de mensagens instantâneas, pois os consumidores usam cada aplicação de acordo com os grupos de interação e as necessidades do momento. No Brasil, 77% dos entrevistados usam SMS e apps de mensagens instantâneas e, além disso, 84% possuem dois ou mais desses aplicativos instalados no celular.

O Facebook Messenger é a aplicação com o maior número de respondentes brasileiros, enquanto o WhatsApp é o que tem o uso mais intensivo em termos de mensagens enviadas por dia. Os brasileiros enviam em média por dia 34 mensagens no WhatsApp.

Quando perguntados sobre a opinião em relação a um serviço de comunicações ricas (RCS), como o Joyn – que permite o envio de mensagens de texto, vídeo e fotos -, o brasileiro é o que está mais aberto a aceitar o serviço em relação aos outros dois países da região: 80% dos respondentes do Brasil usariam um serviço desse tipo desde que ele fosse gratuito. Na Argentina, 60% usariam, enquanto o México é o menos receptivo, com a aceitação de 40% dos seus respondentes.

Mercado

O relatório da Acision destacou que o uso de SVA continua a crescer na América Latina. A Argentina teve um crescimento de 30,7% no ano nas vendas do setor, o maior da região. A área de SVA representou 49,4% das vendas de serviços de operação do país no segundo trimestre de 2013. O Brasil também se destacou: as receitas de SVA tiveram um crescimento de 25,5% em relação ao ano passado e atingiram R$ 3,57 bilhões.

O aumento da adoção de smartphones levou o Brasil a ter o maior crescimento das receitas de SVA de Internet móvel dentre os três mercados. O serviço respondeu por 58% das vendas de SVA no País, seguido da Argentina com 34,08% e México com 32%.

O Brasil apresentou um crescimento de dois dígitos no uso de SMS e MMS, atingindo R$ 1,18 bilhão em receita. O aumento de 10,9% foi registrado no segundo trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2012.

Cabe lembrar que os dados da Acision levam em conta apenas a receita de SVA das operadoras. São contabilizados como SVA tanto SMS e MMS, quanto os planos de dados e quaisquer serviços de assinatura de conteúdo móvel com pagamento pelo billing da operadora. A receita de aplicativos móveis em lojas como Google Play e App Store não entram nessa conta.