A coleta de dados setoriais relativos ao Serviço Móvel Pessoal (SMP), feita pela Anatel, deve sofrer alguns ajustes nos próximos meses. Uma consulta pública sobre estas alterações foi publicada nesta quarta-feira, 1, no Diário Oficial da União.

Segundo Eduardo Jacomassi, gerente de universalização e ampliação do acesso da Anatel, a principal alteração, solicitada pela Conexis Brasil-Digital, é sobre o formato do arquivo a ser enviado pelas empresas, uma mudança para um padrão mais facilitador. Outro ponto é a retirada de informações sobre a quantidade de acessos habilitados, desabilitados e reabilitados. “Trata-se de ajustes técnicos que facilitam para as empresas e também nossa análise aqui na agência”, afirmou ao Mobile Time.

Jacomassi aponta ainda uma outra proposta de mudança na entrega de dados: empresas que tiverem MVNOs deverão encaminhar dois arquivos principais e não apenas um só.

A Anatel divulgará nos próximos dias os resultados da coleta de dados de acesso do mês de agosto. Já a consulta pública ficará disponível no site da agência até dia 13 de setembro.