O Telegram está instalado em mais da metade dos smartphones brasileiros: 53%, informa a nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel. É a primeira vez que esse aplicativo supera a marca de 50%. A ascensão do Telegram está acontecendo a uma velocidade impressionante. Um ano atrás estava em 35% dos smartphones, ou seja, ganhou 18 pontos percentuais em 12 meses. E seis meses atrás estava presente em 45% dos aparelhos.

Analisando mais a fundo os dados demográficos da base de usuários do Telegram nota-se que o seu crescimento está sendo puxado por homens jovens das classes A e B. O Telegram está instalado no smartphone de 58% dos homens, e em 50% dos aparelhos das mulheres. Entre brasileiros com idade de 16 a 29 anos, 58% têm o aplicativo em seu smartphone, percentual que cai para 53% no grupo de 30 a 49 anos, e baixa para 42% entre aqueles com 50 anos ou mais. A diferença por classe social é ainda mais marcante: 64% das pessoas nas classes A e B têm o Telegram, ante 51% das classes C, D e E.

Merece destaque o aumento, em seis meses, de 47% para 55% da base de usuários do Telegram que se comunicam com marcas através do aplicativo.

A pesquisa entrevistou, entre os dias 14 e 23 de julho, 2.038 brasileiros que possuem smartphone. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%. O relatório integral pode ser baixado aqui.