Após quatro anos de crescimento contínuo no Brasil, período em que saltou de 13% para 66% de penetração nos smartphones nacionais, o Telegram apresentou queda em sua base pela primeira vez. A proporção de smartphones com o app de mensageria instalado diminuiu de 66% para 63% entre agosto do ano passado e janeiro deste ano, informa a nova pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel.

Dentre os apps monitorados nesse relatório, o Telegram foi o que apresentou a maior perda de base instalada em comparação com a edição passada da pesquisa. No mesmo intervalo, registrou também uma queda em sua frequência de uso: diminuiu de 53% para 50% a proporção de usuários do Telegram que abrem o app todo dia ou quase todo dia.

WhatsApp, Instagram, Messenger e Signal

Enquanto isso, o WhatsApp permanece como o app de mensageria mais popular do Brasil, presente em 98% dos smartphones brasileiros, seguido por Instagram (88%) e Messenger (69%). Esses três apresentaram queda de 1 ponto percentual, variação dentro da margem de erro. O Signal, por sua vez, subiu 1 PP, e está agora em 13% dos smartphones brasileiros.

A pesquisa entrevistou 2.112 brasileiros que possuem smartphone entre os dias 10 e 23 de janeiro de 2024. O relatório integral, com dados também sobre apps de mensageria, está disponível para download gratuito aqui.