A utilização do smartphone como meio para a realização de compras online de produtos físicos segue crescendo no Brasil. Em quatro anos, de setembro de 2015 a setembro de 2019, a proporção de internautas brasileiros que já experimentaram o comércio móvel passou de 41% para 85%. Ou seja, a proporção de “consumidores móveis” mais que dobrou, com um ganho de 44 pontos percentuais. É o que revela a nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre Comércio Móvel no Brasil, cujo relatório integral está disponível para download gratuito aqui.

O uso recorrente do m-commerce também cresce. 77% dos consumidores móveis afirmam que hoje fazem mais compras pelo celular do que seis meses atrás. E 75% deles fizeram alguma compra nos últimos 30 dias – um ano atrás essa proporção era de 71%.

Além disso, quem experimenta o smartphone para compras acaba deixando de lado o desktop. 73% dos consumidores móveis declaram que preferem comprar pelo celular do que pelo computador. Isto está relacionado ao alto grau de satisfação para com a experiência em m-commerce: 88% dos consumidores móveis dizem que estão satisfeitos ou muito satisfeitos com ela.

A possibilidade de compra no app com retirada do produto em uma loja física é a funcionalidade mais apreciada por consumidores móveis em apps de m-commerce. Isso demonstra a importância da integração do online com o offline: trata-se de uma opção presente apenas em apps de redes varejistas que contam com lojas físicas, como Magazine Luiza.

Os meios de pagamento preferidos dos consumidores móveis brasileiros são o cartão de crédito e o boleto bancário. 65% preferem o primeiro e 25%, o segundo. Vale lembrar que uma parcela significativa da população não tem cartão de crédito, o que explica o sucesso do boleto.

Para esta pesquisa foram entrevistados entre 21 e 25 de agosto 2.024 brasileiros que acessam a Internet e possuem smartphone, respeitando as proporções por faixa etária, renda familiar mensal e distribuição geográfica desse grupo.