Cerca de 50 ônibus de quatro linhas de São Paulo se tornarão coletivos "conectados" ao longo das próximas semanas, durante um teste-piloto promovido pela SPTrans, com apoio de diversas empresas, como Telefônica/Vivo, Etra, Clever Devices, dentre outras. Os ônibus passarão por uma transformação tecnológica: eles serão equipados com displays informativos, sensores de presença, câmeras e roteador Wi-Fi conectado à rede celular, que fará a comunicação de dados entre o veículo e os sistemas da SPTrans. A meta é ter toda a frota de ônibus da capital paulista conectada dentro de dois anos, informa o superintendente de tecnologia da informação da SPTrans, Gilmar Loepper.

O roteador Wi-Fi vai prover conexão aberta para os passageiros. Quatro câmeras instaladas dentro dos coletivos vão filmar as viagens o tempo todo, garantindo mais segurança e prevenindo fraudes no bilhete único. Sensores instalados na porta de saída medirão o fluxo de pessoas ao longo do trajeto, auxiliando o planejamento da SPTrans sobre a quantidade necessária de ônibus por linha. Haverá ainda displays dentro dos veículos para informar aos passageiros qual é a próxima parada.

Esta é a segunda fase do projeto. A primeira envolveu 20 ônibus da linha 509-M e durou dois meses, encerrados em meados de outubro. Os resultados atenderam às expectativas da SPTrans, segundo Loepper. "A receptividade do usuário foi muito boa. Nosso foco é no usuário", garante o executivo.

Por enquanto o teste está sendo feito em ônibus que circulam de madrugada, período sem grande movimento. O objetivo é avaliar inicialmente em um ambiente controlado, antes de uma implementação massiva. Para o lançamento comercial, falta ainda escolher os fornecedores. Loepper preferiu não prever o custo total do projeto, pois vai depender dos contratos firmados.