A Nextel inovou na oferta de serviços de valor adicionado (SVAs). A operadora criou o que chama de “portal de serviços”, que consiste no seu catálogo de SVAs, acessível pelo seu app ou site na web. A novidade é que, através desse portal, os assinantes podem livremente contratar e cancelar SVAs uma vez por mês. Na prática, o pacote do usuário se torna flexível, permitindo experimentar diferentes SVAs a cada 30 dias.

Para a contratação de um SVA, o usuário utiliza pontos que recebe a cada mês. A quantidade de pontos depende do plano de telefonia móvel que tiver contratado: para cada R$ 1 pago no plano, a Nextel dá um ponto para ser gasto com SVAs. Portanto, um plano de R$ 99/mês gera 99 pontos. Estes pontos não são cumulativos. Ou seja, eles zeram ao fim do mês, e o usuário recebe de novo a mesma quantidade. Na virada de cada mês, a princípio, são mantidos os mesmos SVAs que já estiverem contratados. Mas a qualquer momento o usuário pode cancelar algum e contratar outro através do portal. A carência mínima é de 30 dias para cancelar um SVA.

Para ter uma ideia do custo dos SVAs em pontos, o acesso ao PlayKids custa 30 pontos e o Hero Antivírus, 20. Veja no fim desta matéria a lista completa de SVAs e seus preços em pontos.

Fábio Maeda, diretor de produtos da Nextel, explica que essa liberdade era uma demanda antiga dos clientes. “Nem sempre o que a gente colocava em um plano era o que o assinante queria. Tínhamos bons SVAs, mas não necessariamente adequados à variedade de perfis de clientes”, comenta. Por exemplo, o acesso ao Esporte Interativo Plus interessa a pessoas que gostam de esportes, enquanto o Cartoon Network é atraente para quem tem filhos. Em um pacote com SVAs pré-definitos pela operadora, fatalmente o cliente estará pagando por alguns serviços que não utiliza. Com o modelo flexível, cada pessoa monta o seu pacote com os SVAs que mais lhe agradam, e ainda tem a liberdade de mudar a cada mês, se quiser.

Para os parceiros de conteúdo, o novo modelo estimula que estejam permanentemente evoluindo seus produtos, pois gera uma concorrência entre os SVAs presentes no catálogo, explica Maeda.

Para a o desenvolvimento e a gestão técnica da plataforma, a Nextel contratou a ALES Affinity. A escolha dos SVAs, porém, continua a cargo da operadora. “A ALES é uma integradora. Ela tem as APIs conectadas à Nextel. E os parceiros se conectam à ALES”, descreve o executivo.

Catálogo de SVAs da Nextel e seus valores em pontos (a lista abaixo inclui os SVAs já disponíveis e alguns que entrarão em breve):

 

PRODUTOPONTOS
Prip30
Clube de Descontos5
ChefsClub39
BemCare12
Assistência Residencial15
Radar Wifi16
Cartoon Network Já9
Esporte Interativo Plus29
Mumo10
BandSports24
Clube de Revistas50
Noggin12
Woohoo10
Zoo Moo10
Jornaleiro Bebanca14
Playkids30
Combo Disney30
Viagem25
Carreira25
Ana Maria30
PlayLivros40
Descomplica37
ESPN Play60
Fish TV15
HERO Antivírus20
HERO Família30