A Nextel reformulou a sua oferta de serviços de valor adicionado (SVA). Todo o seu catálogo foi agrupado dentro de um hub batizado de "+Escolha" e ganhou destaque em sua página na web. Além disso, foram adicionados vários novos serviços, fornecidos por parceiros diversos, como uBook, Zed, Takenet e FS.

Na área de entretenimento, há dois novos produtos: o Nextel PlayLivros e o Nextel Revistas. O primeiro é um serviço de assinatura para acesso ilimitado a audiolivros, por meio de um app (Android, iOS) ou pela web. Ele custa R$ 12,90 por mês ou R$ 3,90 por semana. A plataforma é fornecida pela uBook e inclui mais de 800 audiolivros. O Nextel Revistas, por sua vez, é um serviço de assinatura para acesso ilimitado via app (Android) ou web a um catálogo de revistas mensais e semanais, como Caras, Carta Capital, Placar, Rolling Stone, Você S/A, dentre outras, ao preço de R$ 12,90 por mês. A plataforma é fornecida pela Zed. Os dois novos serviços podem ser contratados por SMS, pelo call center ou pelo site da Nextel. A área de entretenimento é completada por outros serviços mais antigos da operadora: notícias por SMS; uma loja de conteúdo digital (games, ringtones, vídeos etc); e um clube de conteúdos (assinatura semanal de R$ 3,99).

O +Escolha tem também um grupo de serviços de segurança. São três ao todo: Nextel Proteção Online, um antivírus fornecido pela FS ao preço de R$ 8,99 por mês; Nextel Cloud, um serviço de armazenamento na nuvem também fornecido pela FS ao preço de R$ 4,99 ao mês por 5 GB de espaço; e o Meu Seguro Nextel, um seguro contra roubo, furto e dano ao smartphone, em parceria com a Conecta Serviços e a TOC Corretora de Seguros.

A operadora anunciou ainda uma novidade na área de mensagens: o SMS a cobrar, serviço criado pela Takenet e que já estava disponível em outras operadoras nacionais. Com ele, o usuário da Nextel pode enviar uma mensagem cujo custo será cobrado do destinatário, se este aceitar recebê-la. Na área de mensagens a Nextel oferece também serviços de publicação no Facebook e no Twitter através de SMS.

A empresa espera dobrar a sua receita com SVAs até o final do ano por conta da reformulação do seu catálogo. 

Análise

Em toda a sua história até agora, a Nextel teve uma atuação tímida na área de SVAs quando comparada com as demais operadoras móveis brasileiras. Isso se deveu a uma série de razões, a começar pela sua opção por uma rede com a tecnologia iDen, cujo foco era o serviço de voz via push to talk (PTT) e não dados. Além disso, a disponibilidade de smartphones para iDen foi bastante limitada, restringindo-se a poucos modelos, a maioria da BlackBerry e da Motorola. Para completar, a operadora sempre dedicou mais atenção ao mercado corporativo que àquele de pessoas físicas. Por isso, não era necessário oferecer serviços de conteúdo móvel – por outro lado, a Nextel experimentou, sim, alguns SVAs corporativos, como automação de força de vendas, mas sempre em parceria com terceiros.

Com o recente lançamento das suas redes 3G e 4G e uma guinada na sua estratégia de marketing, que agora também mira em pessoas físicas, era natural que a Nextel repensasse a sua estratégia em SVAs e lançasse novos serviços de conteúdo móvel, agora no formato de apps. Em seu catálogo não há nenhum serviço inédito no Brasil, mas pelo menos a reformulação faz com que a operadora não fique tão atrás das concorrentes nessa área quanto estava antes. Além disso, diante da queda de receitas de voz entre teles do mundo inteiro, é fundamental ter uma boa e competitiva oferta de planos de dados e de SVAs, pois o crescimento da receita reside nessas áreas agora, basta ver os últimos balanços financeiros das operadoras que atuam no Brasil.