A Algar Telecom tem em sua estratégia a ambição de se tornar uma das protagonistas no mapa de Internet das Coisas no Brasil. Para tanto, a operadora lançou nesta sexta-feira, 1º, uma unidade de negócios dedicada à IoT para o mercado B2B. Com apoio do centro de inovação da própria companhia, o Brain, a unidade tem a missão de desenvolver, aprimorar e escalar soluções na área, cuidando do negócio de ponta a ponta envolvendo orçamento, vendas, instalação, acompanhamento de resultados e promoção de melhorias contínuas, entre outros atributos.

Enquanto o Brain fica com a parte de criação, a unidade de IoT terá o papel de “escalar as soluções e ser mais uma propulsora de cultura da inovação dentro da Algar Telecom”. A companhia diz que a área foi 100% estruturada dentro de modelos de trabalho ágeis e equipes multidisciplinares. Ela será liderada por Ivan Mendes, que assume o cargo de head da unidade de negócios.

Os projetos B2B que serão priorizados na primeira fase envolvem “conectividade resiliente”, conectividade rural e interconexão da empresa com outras operadoras. A companhia mineira quer expandir depois para outras frentes de acordo com a demanda, especialmente com a chegada do 5G. “Nosso objetivo é colocar a Algar Telecom como uma das protagonistas no mapa de IoT no Brasil”, diz o vice-presidente de negócios da operadora, Osvaldo Carrijo, em comunicado.