A cidade de Maceió contará com um aplicativo para taxistas gerido pela sua prefeitura. O Táxi-Maceió, como foi batizado, utilizará a mesma plataforma do Táxi.Rio, aplicativo criado pela prefeitura do Rio de Janeiro. Na última sexta-feira, 29, foi assinado um acordo de cooperação técnica entre as duas prefeituras, durante um encontro entre o prefeito de Maceió, JHC, e o secretário da fazenda e do planejamento do Rio de Janeiro, Pedro Paulo, no Centro de Operações do Rio, na capital fluminense.

Todos os taxistas que estão no banco de dados da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió estão pré-cadastrados para usar o app, mas precisarão passar por uma etapa de validação. A expectativa é de que 4 mil taxistas utilizem o Táxi-Maceió. A data de entrada em operação do app será divulgada nas próximas semanas.

Além de servir à população em geral, o Táxi-Maceió será usado também pelos servidores da prefeitura em seus deslocamentos pela cidade, substituindo a locação de veículos. Trata-se de um módulo corporativo dentro do app, que será controlado pela Secretaria Municipal de Gestão.

A grande vantagem de um app de táxi gerido por uma prefeitura é que a taxa cobrada do motorista costuma ser bem mais baixa que aquela dos apps da iniciativa privada. Além disso, a cidade pode usar os dados de deslocamento dos táxis em estudos sobre trânsito e transporte público da cidade.