Quem precisa de táxi nas ruas do Rio de Janeiro agora pode solicitar o serviço através de smartphones Android. Acaba de ser lançado no Android Market o "LevoVc", um aplicativo gratuito que conecta passageiros aos motoristas de táxi da cidade. A vantagem sobre cooperativas tradicionais que recebem pedidos pelo telefone é que no app o passageiro pode escolher entre uma lista de motoristas disponíveis nas redondezas, sabendo de antemão a previsão de chegada, o modelo do carro, a foto do condutor e sua avaliação média dada pelos outros usuários do serviço.

Como entrou no ar há poucos dias, o "LevoVc" ainda conta com poucos taxistas cadastrados. Mas seus desenvolvedores prometem fazer ações de marketing junto a rádios populares da cidade, como a rádio Tupi, para atrair mais motoristas. O cadastramento é gratuito, porém, rigoroso: a validade da licença do táxi é checada junto à Secretaria Municipal de Transportes (SMTU) do Rio de Janeiro e é verificado se o condutor possui antecedentes criminais. São coletadas cópias de documentos pessoais e uma foto do motorista.

A interface com o taxista é feita via SMS. "A maioria dos motoristas não tem smartphones. Não queríamos onerá-los com mais um custo", explica Patrick Klien, idealizador do LevoVc. O sistema funciona da seguinte forma: 1) o cliente solicita uma corrida através de seu smartphone e informa a sua localização atual, com a ajuda do GPS; 2) o servidor do LevoVc busca em seu cadastro os taxistas que atuam naquela região e dispara para todos eles uma mensagem de texto com a proposta da corrida; 3) os motoristas interessados devem responder ao SMS informando a previsão de chegada; 4) o servidor devolve ao passageiro, pelo app, a lista de táxis disponíveis; 5) o passageiro escolhe um dos motoristas; 6) o sistema confirma a corrida por SMS para o taxista. Klien lembra que os motoristas são orientados a não responderem a mensagem de texto enquanto estiverem dirigindo. A empresa contratada para o disparo das mensagens é a Human Mobile.

Pelo aplicativo, o passageiro pode dar uma nota para o motorista ao final da corrida, o que ajudará na escolha dos próximos usuários. Pensando em questões de segurança, o LevoVc inclui um botão de "socorro", que deve ser apertado somente em casos de emergência, pois faz o sistema chamar a polícia. 

Modelo de negócios

O LevoVc por enquanto é totalmente gratuito para os taxistas, mas a ideia é cobrar, no futuro, uma pequena taxa por corrida. O valor, segundo Klien, será inferior a R$ 5. A compra será pré-paga, via cartão de crédito. Ou seja, o taxista interessado pagará adiantado por um determinado número de corridas e, a partir daí, receberá solicitações do LevoVC por SMS. Para o passageiro o serviço continuará sempre gratuito.

O próximo passo é o desenvolvimento do app para iPhone e BlackBerry. Depois do Rio de Janeiro, Klien pretende lançar o LevoVc em São Paulo.