Cristiano Amon, CEO da Qualcomm

Durante o Tech Summit, evento produzido pela Qualcomm nesta terça-feira, 1°, o CEO da fabricante, Cristiano Amon, reafirmou a importância do 5G em ondas milimétricas (mmWave), assim como fez em outros eventos ao longo de 2019 e 2020. Em especial, o executivo recordou o fato de que 130 operadoras estão investindo em mmWave (dados da GSA). Com isso, a cobertura acima dos 6 GHz trará melhorias em acessos para ambientes fechados. Outra tecnologia que o CEO vê potencial é o carrier aggregation.

“Estamos otimistas com o avanço do 5G. Nós veremos mmWave e carrier aggregation avançar a partir de 2021. Em especial na China, durante as Olimpíadas de Inverno de Pequim, nós veremos a maior instalação em larga escala de redes em ondas milimétricas”, disse Amon.

Pelo lado das operadoras, Nicki Palmer, chief developer product officer da Verizon, acredita que o 5G ganhará escala a partir do próximo ano. A CDPO da operadora deu como exemplo sua própria companhia, que terminará 2020 com uma cobertura 5G (DSS) em 60 cidades dos Estados Unidos, 24 empreendimentos (como estádios da NFL) e 14 aeroportos.