Facebook; Meta

Mark Zuckerberg, CEO e cofundador da Meta

A Meta (ex-Facebook) terminou o ano de 2021 com um lucro líquido de US$ 39 bilhões, alta de 35% ante US$ 29 bilhões do ano anterior. Em receita, a empresa registrou US$ 118 bilhões, incremento de 37% contra US$ 86 bilhões de 2020. Os custos da companhia no último ano subiram 34%, de US$ 53 bilhões para US$ 71 bilhões. E o lucro operacional saltou 43%, de US$ 32 bilhões para US$ 46 bilhões.

Em nota após a divulgação do resultado nesta quarta-feira, 2, o CEO e cofundador da Meta, Mark Zuckerberg, afirmou que o resultado foi puxado pelo crescimento em uma série de áreas, como os vídeos Reels, do Instagram, comércio e realidade virtual, setores que a companhia continuará investindo em 2022 e que serão o alicerce para a construção do metaverso.

Resultado por divisão

Por sua vez, a Família de Apps (Facebook, Messenger, Instagram e WhatsApp), que tem a maior parte de seu lucro oriundo da publicidade, registrou um aumento de 35% na receita, de US$ 85 bilhões para US$ 115 bilhões. O seu lucro operacional saltou de US$ 40 bilhões para US$ 57 bilhões, aumento de 42,5%.

Por sua vez, o Reality Labs teve uma receita de US$ 2,2 bilhões em 2021, o dobro de US$ 1,1 bilhão do ano anterior. Ainda assim, o resultado operacional viu um aumento do prejuízo, de US$ 6,6 bilhões para US$ 10 bilhões.

Dados operacionais

No final de 2021, o Facebook tinha 2,91 bilhões de usuários ativos mensais (MAUs) e 1,93 bilhão de usuários ativos diários (DAUs). E o valor médio por publicidade subiu 24% na comparação ano a ano.