O Nokia Life (antigo Nokia Life Tools), portfólio de serviços educacionais e de utilidade pública em telefones móveis criado pela fabricante finlandesa, conta hoje com 50 milhões de usuários, informa o diretor global do projeto, Jawahar Kanjilal. Voltado para países emergentes, o Nokia Life está disponível na Índia, na China, na Indonésia e na Malásia. O sucesso do serviço faz com que a Nokia estude a sua expansão para outros países. Kanjilal prefere não adiantar nomes, mas admite que a América Latina é uma possibilidade em estudo.

Os serviços do Nokia Life vêm embarcados em aparelhos low end da fabricante finlandesa, como aqueles da família Asha. Usam o SMS como canal de comunicação principal, mas são acessíveis por uma interface gráfica colorida. O portfólio é dividido em quatro grupos: educação, saúde, agricultura e entretenimento. Em educação, há desde cursos de inglês até dicas de administração de finanças pessoais. Em agricultura, são informados preços de mercadorias, previsão do tempo, dicas de colheita etc. Em saúde, há aconselhamentos de educação sexual para adolescentes, dicas para mulheres grávidas, dentre outros. Os serviços foram definidos após longo estudo sobre as necessidades sociais de cada país. O conteúdo, obviamente, é distribuído na língua local.

Inicialmente, os serviços não continham qualquer ferramenta de interação. "Serviam apenas para disseminar informação", lembra Kanjilal. Uma nova fase foi lançada agora, incluindo ferramentas para compartilhamento dos dados com amigos e, em alguns casos, a possibilidade de ligar para um especialista para tirar dúvidas.

ABCD Vs EFGH

O diretor do projeto compara o mercado de serviços de valor adicionado (SVA) na Índia antes e depois do lançamento do Nokia Life. "Antes estávamos no 'ABCD' do SVA: todo o conteúdo oferecido aos indianos no celular se restringia a informações sobre astrologia, Bollywood, críquete e devoção. Agora trouxemos o 'EFGH': educação, farming (agricultura), governo e health (saúde)", brinca.