O smartphone agora pode ser um instrumento para facilitar a comunicação com pessoas surdas. Foi lançado esta semana o aplicativo "ProDeaf Móvel", que converte para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) frases escritas e faladas. O usuário pode escrever no teclado ou simplesmente falar ao microfone, para que, em seguida, um avatar desenhado na tela realize os movimentos, gesticulando em sinais a tradução para LIBRAS. O dicionário, hospedado na nuvem, inclui 3,7 mil sinais. Estima-se que existam 10 milhões de surdos no Brasil, dos quais 2,7 milhões não conhecem a língua portuguesa.

O app é gratuito e está disponível para Android na Google Play. Uma versão para iOS será lançada nos próximos meses. O aplicativo foi desenvolvido pela ProDeaf, uma empresa pernambucana especializada em soluções tecnológicas para pessoas com deficiência auditiva. O projeto foi patrocinado pela Bradesco Seguros: o avatar usa um crachá do banco.

Uma versão futura do app permitirá a tradução no sentindo contrário: com a câmera serão captados os sinais, em seguida convertidos para português escrito.

Histórico

Este não é o primeiro aplicativo brasileiro a auxiliar pessoas com deficiências. No ano passado, MOBILE TIME publicou matéria sobre um projeto do CPqD de aplicativo para auxiliar deficientes visuais a usarem telefones touch screen através de comandos de voz (veja matéria relacionada abaixo).