Mark Zuckerberg, CEO e cofundador do Facebook, considerou as críticas do CEO da Apple ao seu modelo de negócios como “extremamente simplistas”. Em entrevista publicada pelo site Vox nesta segunda-feira, 2, Zuckerberg respondeu aos comentários de Tim Cook.

Na semana passada, Cook defendeu que detalhes de perfis individuais não deveriam existir em plataformas baseadas na Internet e disse que poderia ter feito o mesmo, monetizar com o usuário, mas preferiu manter a privacidade do cidadão.

Em sua resposta, o executivo do Facebook acredita que os comentários do CEO da Apple não estão “alinhados com a realidade”. Zuckerberg disse que a rede social continua gratuita, pois muitos usuários não têm condições de pagar pelo serviço e afirmou que suas decisões são baseadas na comunidade de usuários e não na publicidade, sua principal fonte de renda.

“No Facebook, nós estamos no campo das empresas que trabalham pesado para cobrar menos de você (usuário) e prover um serviço gratuito que todos possam usar”, disse o CEO do Facebook. “Eu não acho que isso significa que não nos importamos com as pessoas. Pelo contrário, acho que é importante que não tenhamos a Síndrome de Estocolmo e, as empresas que trabalham arduamente para cobrar mais te convençam de que realmente se importam mais com você. Isso parece ridículo para mim”.

Mark Zuckerberg disse ainda que os problemas do Facebook vão demorar alguns anos para resolver os danos à imagem da empresa, que perdeu US$ 100 bilhões nas últimas semanas, após o escândalo da Cambridge Analytica. Além disso, o empreendedor revelou que pretende expandir de 10 mil para 20 mil sua equipe de segurança até o final do ano.