Algar Telecom, Claro, Oi, Tim e Vivo vão disponibilizar ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) os dados de mobilidade coletados a partir de celulares nas redes móveis de seus usuários de telefonia móvel. As operadoras vão atuar em parceria para que o ministério identifique deslocamentos, situações de concentração de pessoas e aglomerações e, com isso, possíveis locais com mais risco de contaminação pelo novo coronavírus.

Segundo o SindTelebrasil, as informações visam unicamente o combate à Covid-19 e os dados estarão organizados de maneira agregada e anônima e já estarão em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e do Marco Civil da Internet.

O acordo também envolve o desenvolvimento de aplicativos e casos de uso para auxiliar os órgãos públicos no mapeamento da evolução da epidemia do novo coronavírus. E nada impede que outras empresas, startups e universidades sejam convidadas a participar da iniciativa, de modo a agregar ainda mais dados ao data lake.