A Oi está planejando criar aplicativos móveis para os grandes eventos em que é patrocinadora e sobre os quais têm direito de veiculação de conteúdo em plataformas móveis. O projeto está sendo tocado pela sua diretoria de 4G, como forma de diferenciar a sua nova rede através de conteúdo, com apps exclusivos para os seus assinantes. Entre os eventos que podem vir a serem escolhidos estão o Rock in Rio, a Copa das Confederações e a Copa do Mundo. Também está sob análise a criação de apps para alguns dos estádios que sediarão a Copa do Mundo. "O 4G não é velocidade sozinha", comenta Marcelo Zenga, head de marketing do 4G da Oi. "Queremos oferecer apps que envolvam geolocalização, automação de rotinas, e-commerce, entretenimento, e que sejam úteis para o consumidor", explica o executivo.

Para viabilizar essa estratégia, a Oi conta com duas parcerias-chave. Uma é com a Alcatel-Lucent, que fornecerá uma plataforma de gerenciamento inteligente da distribuição de conteúdo em locais com grande aglomeração de pessoas, chamada Light Crowd. Seu objetivo é aperfeiçoar a experiência do cliente no consumo de conteúdo móvel em áreas de grande lotação, otimizando o uso da rede local.

A outra parceria é com a brasileira Taqtile, que desenvolveu apps junto com a AT&T para grandes arenas esportivas dos EUA. A empresa tem experiência nesse assunto e oferece não apenas o desenvolvimento, mas também uma consultoria prévia para elaboração de apps que se adequem da melhor maneira possível ao modelo de negócios do cliente, no caso, a Oi.

Análise

As operadoras móveis brasileiras ainda exploram pouco o mundo dos apps. A maioria tem aplicativos para relacionamento com seus assinantes, mas houve poucas experiências em conteúdo. Entre essas exceções está o recém-lançado TIMMusic, serviço de música ilimitada da TIM. A Oi mantém muitos apps de música, como um para sua rádio Oi FM e outro para a sua gravadora. A tentativa, agora, de criar apps mais elaborados, que promovam uma experiência mais rica entre o consumidor e grandes eventos e arenas patrocinados pela empresa pode ser, sim, um diferencial positivo que atraia atenção para a rede 4G da Oi, enquanto a Claro aposta em pioneirismo na cobertura e a Vivo, em franquias de dados maiores.