A Apple e o Google apresentaram em conjunto nesta terça-feira, 2, uma proposta de especificação do setor para ajudar a combater o uso indevido de dispositivos de rastreamento de localização via Bluetooth, como o AirTag. A parceria tem como objetivo impedir que eles sejam utilizados para rastreamento indesejado.

Os dispositivos de rastreamento de localização ajudam os usuários a encontrar itens pessoais, como chaves, bolsas, malas e muito mais, por meio de redes de localização colaborativas. No entanto, eles também vêm sendo usados de forma imprópria, como em casos de perseguição e stalking.

A especificação permitirá que as tags sejam compatíveis com detecção e alertas de rastreamento não autorizados nos sistemas operacionais iOS e Android. Empresas como Samsung, Tile, Chipolo, Eufy Security e Pebblebee expressaram apoio ao projeto de especificação, que oferece as melhores práticas e instruções para os fabricantes, caso decidam incorporar esses recursos em seus produtos.

A proposta foi enviada à Internet Engineering Task Force (IETF), uma organização de desenvolvimento de padrões. As partes interessadas são convidadas a revisar e comentar a especificação, nos próximos três meses. Após o período de comentários, Apple e Google receberão o feedback e lançarão uma implementação de produção da especificação para alertas de rastreamento indesejados até o final de 2023. Eles terão suporte em versões futuras do iOS e do Android.