|Mobile Time Latinoamérica| Telecom Argentina e Intraway anunciaram a assinatura de um memorando de entendimento para a criação de uma empresa conjunta digital focada no desenvolvimento abrangente do Open Gateway. Este acordo, assinado por Roberto Nobile, CEO da Telecom Argentina, e Leandro Rzezak, CEO da Intraway, designa Lucas Lodeiro como CTO e CEO interino da nova joint-venture.

Telecom Argentina e IntrawayO objetivo principal desta nova empresa é se tornar o principal aliado dos operadores na região latino-americana, acelerando assim a monetização de serviços de redes e dados por meio de interfaces de programação de aplicativos (APIs). Esses serviços permitirão fortalecer e garantir os processos digitais, facilitando a exposição das redes por meio de APIs seguras para melhorar a experiência do usuário em diversas indústrias e aplicações.

Essa iniciativa está alinhada com um memorando de entendimento para criar uma solução de software nativa de nuvem que permitirá aos provedores de serviços de comunicação (CSPs) da América Latina acelerar a exposição e monetização de suas redes de maneira segura e escalável. Essa solução será baseada nos componentes e funcionalidades estabelecidos pela iniciativa Open Gateway da GSMA.

A nova empresa oferecerá a implementação de uma plataforma desenvolvida em conjunto entre a Telecom e a Intraway, que interoperará de forma transparente com outras soluções do setor. Além disso, fornecerá serviços de consultoria para a integração de APIs, design e arquitetura de produtos, com o objetivo de se posicionar como o principal parceiro dos operadores da região que buscam adotar esse novo modelo de negócios.

Open Gateway com uma solução baseada na nuvem

Concebida como uma solução nativa de nuvem e multi-inquilino, a nova empresa servirá como espinha dorsal para que os CSPs (Provedores de Serviços de Comunicações) possam expor e monetizar suas redes de forma segura, atendendo a diversas necessidades dos stakeholders.

A ideia é que a Telecom Argentina contribua como provedora de serviços de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) e soluções digitais, bem como no desenvolvimento de APIs no contexto do Open Gateway. Por outro lado, a Intraway contribuirá no desenvolvimento e gerenciamento de soluções críticas na nuvem e na integração com o Symphonica, seu sistema de orquestração e provisionamento.

Espera-se que a primeira versão dessa solução conjunta esteja disponível comercialmente durante o segundo trimestre deste ano, representando um passo importante em direção à adoção do Open Gateway na América Latin