| Publicada no Mobile Time Latinoamérica | O Seminário Internacional de Tecnologia (SIT) organizado pela Telecom Argentina serviu como plataforma para explorar as tendências emergentes em inteligência artificial generativa, redes autônomas, 5G, nuvem e automação, entre outros temas.

Durante o evento, realizado de 20 a 23 de maio em Buenos Aires, Argentina, a Telecom Argentina discutiu seu caminho rumo à transformação de uma companhia de telecomunicações para uma empresa de tecnologia (TechCo), buscando impulsionar sua posição como um ecossistema de plataformas e aplicativos impulsionados pelas tecnologias mais recentes, tendo a conectividade como seu principal valor diferencial.

Segundo Miguel Fernandez, CTO da Telecom Argentina, “as redes de telecomunicações são a coluna vertebral que sustenta a digitalização no mundo”, sublinhando o papel crucial da inovação tecnológica na evolução da indústria. Por sua vez, Guillermo Páez, CTO e diretor de Plataformas de Produtos e Serviços da Telecom Argentina, apontou que o objetivo dessa transição é “Estamos na vanguarda em nível internacional no desenvolvimento de novos produtos e na aplicação de novas tecnologias para continuar gerando valor”.

Desdobramento do 5G e FTTH

Durante o evento, a Telecom Argentina compartilhou detalhes sobre o ambicioso plano da companhia para a implementação da tecnologia 5G. Com um investimento de US$ 500 milhões, a Telecom Argentina planeja finalizar o ano com 260 sites 5G, consolidando sua posição como líder no mercado. Além disso, o desenvolvimento da fibra óptica até a residência (FTTH) continuará sendo uma prioridade, com o objetivo de alcançar um milhão de clientes até o final do ano.

Atualmente, 25% da sua energia provém de fontes renováveis, e a companhia tem como meta aumentar esse percentual para 50% até 2030. Em linha com essa estratégia, a empresa está implementando medidas de redução e reutilização energética, incluindo o desligamento progressivo da sua rede 3G.

Serviços Digitais

A companhia está centrando seus esforços em serviços digitais com produtos como o Personal Pay, uma carteira digital que conta com 2 milhões de usuários, e o Flow, o serviço de televisão da empresa, que está sendo migrado para a nuvem para oferecer maior flexibilidade. Além disso, a Telecom Argentina está explorando oportunidades para expandir sua oferta de serviços por meio de iniciativas como o Open Gateway, em colaboração com a GSMA, que busca monetizar as funcionalidades das redes móveis.