Os correntistas do Banco do Brasil que tiverem iPhones, BlackBerries ou smartphones Android agora poderão confirmar as transações que realizam pelo Internet banking através da leitura de QR codes exibidos na tela do computador, em vez de digitarem sua senha bancária. A medida tem como objetivo aumentar a liberdade do cliente sem perder de vista a segurança: os clientes poderão movimentar suas contas a partir de qualquer PC conectado à Internet e não mais apenas daqueles pré-cadastrados por ele junto ao banco.

De certa maneira, o "BB Code", como foi batizado, faz as vezes do token eletrônico adotado por outros bancos. Um novo QR code é gerado na tela a cada transação solicitada. Para confirmá-la, o usuário deve fotografar o código usando o aplicativo do Banco do Brasil instalado em seu smartphone. Além disso, é preciso inserir um código numérico aleatório que aparece em seguida. A transação só é efetiva se feita pelo celular do próprio correntista. A associação entre o aparelho e a conta acontece durante o processo de cadastramento para uso da solução, em que o cliente precisa se dirigir a um caixa de autoatendimento e fotografar com seu celular um QR code exibido na tela.

A novidade está exposta desde a última sexta-feira, 1, na homepage do Banco do Brasil e inclui um passo a passo didático. Para quem já tinha o app do banco instalado em seu smartphone, é necessário atualizá-lo com a versão mais recente.