A iugu é uma startup que oferece soluções digitais de gestão financeira de ponta a ponta para empresas, incluindo gateway de pagamento, e que acumula nos últimos três anos mais de R$ 14 bilhões em transações feitas por seus mais de 60 mil clientes diretos e indiretos. Agora, se prepara para dar um próximo passo e se transformar em uma plataforma aberta de serviços financeiros para empresas. Isso significa firmar parcerias com terceiros, que oferecerão novos serviços para os seus clientes, através da sua plataforma. A primeira parceria é na oferta de crédito e deve ser lançada em julho, revela o diretor de produtos e customer service de iugu, Romulo Pereira, em conversa com Mobile Time.

“Se você olhar todos os grandes players que mudaram o mercado financeiro do Brasil nos últimos anos, são todos focados no cliente pessoa física: Nubank, C6 etc. O segmento de PF é gigante e estava pedindo por mudança na qualidade do serviço etc. Os números de bancarização no Brasil eram muito baixos – e ainda são, se compararmos com outros países. Então, o segmento PF parecia uma oportunidade mais óbvia. Agora tem uma nova onda parecida, mas focada em PJ. Não sei se seria um oceano azul, mas tem muita oportunidade”, descreve o executivo.

A iugu avalia com atenção a chegada do open banking, que pode ajudá-la na construção de parcerias para a oferta de novos serviços financeiros. “O open banking tem muito potencial. Facilita a identificação de oportunidades e a venda de serviços agregados”, comenta Pereira.

A iugu conseguiu licença do Banco Central para ser uma instituição de pagamento e vai, em breve, passar a emitir por conta própria boletos e realizar transferências bancárias, sem precisar de conexão com outros bancos.