5G

O Conselho Diretor da Anatel aprovou, por unanimidade, nesta quinta-feira, 2, o adiamento do uso da faixa de 3,5GHz no 5G por 60 dias. A recomendação do prazo adicional partiu do Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação para Soluções para os Problemas de Interferência da Faixa de 3.625 a 3.700 MHz) alegando o atraso da entrega de equipamentos para mitigação de interferências.

De acordo com a EAF (Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz), a entrega de equipamentos ao Brasil foi impactada pelo lockdown na China, pela escassez de semicondutores, limitações do transporte aéreo, além da demora no desembaraço aduaneiro.

O prazo previsto para liberação desta faixa era 30 de junho. O limite máximo de prorrogação deste prazo, segundo o edital do 5G, é de 60 dias. “É o tempo necessário para a chegada de filtros e equipamentos de proteção dos sistemas profissionais dos canais de TV aberta. Este é o impeditivo. Está evidente que é impossível liberar neste momento, então optamos pela realidade”, afirmou o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, em entrevista coletiva.