A indústria de alimentos Pif Paf desenvolveu um app móvel para uso dos técnicos de manutenção preventiva das máquinas em suas fábricas. No teste piloto feito com quatro técnicos, houve um ganho de 30% de tempo e uma economia de 10% em papel. Agora o projeto será estendido para os 300 técnicos de manutenção da Pif Paf e vai gerar uma redução de gastos de 270 mil folhas de papel por ano.

Até então, esses funcionários precisavam anotar em formulários em papel dados sobre a operação da linha de produção. Em uma segunda etapa do processo, transpunham esses dados para o sistema da companhia, em seus computadores. Ou seja, precisavam informar os mesmos dados duas vezes, em interfaces diferentes. Além de tempo, gastavam muito papel. 

O app substituiu os formulários. Agora, os dados são incluídos no smartphone. O processo pode ser feito independentemente de haver conectividade no local. Os dados ficam armazenados dentro do device e são transmitidos automaticamente para o sistema quando o aparelho se conecta a uma rede.

O app foi desenvolvido em apenas três semanas através de uma solução low code SAP Build Apps, fornecida pela SAP. 

A Pif Paf foi fundada em 1968 e possui 14 unidades fabris.